Modelagem CAD
A figura acima mostra o modelo planejado da esteira. A estrutura de 1 metro de comprimento por 20 centímetros de largura conta com rolamentos para facilitar o deslocamento da correia da esteira. Os tomates, que seguirão da direita para esquerda se a esteira estiver posicionada como na imagem, serão selecionadas por pás seletoras que indicarão por qual das 5 saídas (4 laterais e o final da esteira) o tomate deve sair.
Protótipo
Devido à atrasos da estrutura de madeira que estava sendo feita por um marceneiro, o grupo optou por fazer um protótipo para a entrega mecânica, onde o foco seria testar configurações das pás seletoras.
O protótipo tem cerca de 40 cm de comprimento e 10 de largura, ou seja, possui metade do tamanho do projeto final. As parede foram feitas de papelão enquanto a base foi feita por uma estrutura de madeira simples.
Pás seletoras
O foco deste protótipo foi nas pás seletoras por preocupações sobre a resistência delas quando sofrem o impacto dos tomates. Duas soluções foram propostas e testadas:
Solução 1: Utilizar dobradiças para fixar o eixo da pá.
O objetivo da dobradiça é estabilizar a pá e evitar movimentos que danifiquem o eixo do servo motor.
No protótipo, a dobradiça foi fixada utilizando fita adesiva, porém na estrutura de madeira será possível utilizar parafusos.
Solução 2: Trava da pá utilizando fechadura e servo motor.
Utilizando um trinco preso ao servo motor por um arame, torna-se possível fazer uma trava simples para quando a pás estiver aberta. O vídeo abaixo demonstra o funcionamento completo.
Esteira
Por fim, um dos objetivos do protótipo era testar se o motor DC era capaz de rodar a esteira. Infelizmente este objetivo não foi realizável.
Utilizou-se uma roda de plático para motor DC de 5V do modelo da figura abaixo. Porém o eixo do motor de 12V utilizado neste projeto é maior que buraco da roda, sendo necessário alguns ajustes. Com o eixo fixo, foi possível testar se a roda consegue movimentar a esteira. A roda sem borracha não conseguiu atrito o suficiente e apenas escorregou na borracha. Por outro lado, a roda com a borracha conseguiu gerar movimentação o suficiente por alguns segundos, porém o eixo do motor danificou o plástico, fazendo a roda se soltar. A segunda imagem mostra uma tentativa de tentar parafusar a roda no motor, porém também não funcionou.
A solução encontrada para este problema no momento foi pedir para o marceneiro um eixo de madeira com as dimenções certas para o motor.
Comments